VISÃO

O projecto Mentes Cristalinas nasce da consciência que não somos os nossos pensamentos e “não vemos a vida como ela é, mas sim como somos” (Epicteto).


No entanto, na vivência do dia-a-dia, num processo semelhante a uma auto-sugestão hipnótica, dá-se a identificação com os pensamentos que se automatizam, enviesa-se a percepção e, sem consciência deste processo, ficamos reféns da  história que a mente conta.


Quando a história é agradável, tudo parece estar bem mas, quando a história muda, quando algo sucede de dissonante, todo o nosso ser, toda a nossa estrutura pode ser abalada.


Na vida por vezes passamos por momentos de dificuldade, de dúvida, de tristeza, em que nos vemos confrontados com limitações que parecem inultrapassáveis. Padrões de pensamento negativos ou estados de dissonância cognitiva e emoções desafiantes ou difíceis geram comportamentos limitantes e disfuncionais. Podem surgir, assim, estados de ansiedade e stress, estados depressivos, estados compulsivos, alterações dos padrões de sono, desenvolver fobias, obsessões. Podemos perder a capacidade de concentração, a confiança e a segurança em nós próprios.


É aqui que pretendo contribuir com este projecto que tem por objectivo devolver a serenidade interior que lhe permita descobrir e explorar totalmente o seu potencial. A metáfora é tornar a mente tão pura, clara e transparente como um cristal, transformar mentes cristalinas.


Ao serviço deste objectivo está o Mindfulness que nos lembra para viver em atenção plena no Agora e a Hipnoterapia Cognitiva que nos permite remover obstáculos importantes que possam estar a impedir uma vida em consciência plena.


O Mindfulness permite, literalmente (e segundo as evidências da ciência), alterar padrões neurais de funcionamento cerebral. A mente aquieta-se, o devaneio mental torna-se menos frequente, a ruminação, os pensamentos negativos diminuem e a vida passa a poder ser apreciada. Passa-se do modo sobrevivência para o modo apreciação da vida.


No entanto, por vezes, o nosso passado traumático ou crenças de infância constrangem aquilo que somos capazes de acreditar limitam o nosso mundo e a nossa visão daquilo que pode ser possível. Há obstáculos psicológicos que mantemos e nos impedem de viver plenamente em modo apreciação da vida. Para estes casos a Hipnoterapia Cognitiva surge como a técnica de eleição para resultados eficazes aliando os conhecimentos do modelo cognitivo comportamental com a Hipnose. Nestas sessões a ideia é questionar e refletir sobre as crenças base, reprocessar e re-experienciar imageticamente as emoções traumáticas que obstaculizaram o processo de crescimento e assim permitir que a mente se abra a novas perspectivas, a novas narrativas pessoais, a uma nova forma de vida.


Para lhe oferecer tenho o profissionalismo e o conhecimento que fui adquirindo ao longo de mais de 10 anos mas, fundamentalmente tenho a sensibilidade, a empatia e a capacidade de o escutar como ser único que é.


Para si, um grande Bem-Haja.