MINDFULNESS SÉNIORES

As evidências científicas desta prática são verdadeiramente transformadoras e os estudos incluem população sénior com compromissos cognitivos, alzheimer e outras demências, lesão cerebral, paralisia cerebral, etc.


Uma recente revisão dos estudos efetuados sobre a aplicação da Meditação em pacientes com declínio cognitivo concluiu que todos os estudos revelam uma tendência de melhoria significativa em várias medidas incluindo a redução do declínio cognitivo, redução no stress percecionado, melhoria na qualidade de vida bem como um aumento da conectividade funcional neurológica, alterações no volume cerebral e melhoria na circulação sanguínea no córtex cerebral (Williams et al, 2018).


Um estudo de 2016 revela que o mindfulness pode ser usado como tratamento não farmacológico para abrandar o compromisso cognitivo em pacientes com Alzheimer (Hernandez et al, 2016).


A meditação mindfulness pode reduzir o risco de doenças associadas ao envelhecimento físico e mental e é entendida por diversos investigadores como uma prática a ser implementada nos centros e instituições vocacionados para os cuidados dos mais idosos (Keller, 2014).


Atualmente muito falado, e com grandes benefícios para a saúde, o mindfulness é um treino, uma prática que visa estar em atenção plena ao momento presente de uma forma intencional, aberta e sem julgamento.

 

Após mais de 30 anos de pesquisas são reconhecidos os benefícios que a prática de mindfulness pode ter em todas as faixas etárias (desde crianças a idosos), em diversas populações (tanto clínicas como não clínicas) e a diversos níveis: melhoria nos níveis de ansiedade e stress, melhor regulação emocional, diminuição dos estados depressivos, aumento da atenção e memória, efeitos na tensão arterial, sistema imunitário, dor crónica, insónia, melhoria das relações, aumento do bem-estar e energia, etc.

 

Por esta razão, e percebendo as dificuldades cognitivas e emocionais que existem na população senescente e seus cuidadores, a introdução de uma prática de mindfulness nos locais que servem esta população representa atualmente uma importante mais-valia na qualidade de vida dos idosos e seus cuidadores. Saliento o pioneirismo da introdução desta prática, validada pela ciência e que pode efetivamente melhorar a qualidade de vida dos mais idosos.


As Sessões de Meditação Mindfulness Séniores são conduzidas nos Lares, Centros de Dia e outras Instituições de Apoio a população sénior em grupos. Para mais informações sobre as Sessões de Meditação Mindfulness Séniores entre em contato via mail ou preencha o formulário de contato.


“A Meditação mindfulness abranda e reverte alguns efeitos do envelhecimento” Elisabeth Blackburn” – Nobel da Medicina 2009

 

“No mindfulness a forma como a atenção é focada modifica e equilibra o cérebro” Daniel Siegel - Psiquiatra e Investigador da Universidade de Harvard

 

“A Meditação Mindfulness não reduz apenas o stress, modifica estruturalmente o cérebro” Sara Lazar – Neurocientista da Universidade de Harvard


Em que consistem as Sessões de Meditação Mindfulness para Séniores?

As sessões incluem um espaço para enquadrar a prática de Meditação, um espaço para questões e partilhas e uma Meditação Guiada.


Duração das Sessões de Meditação Mindfulness e Periodicidade  

Uma ou duas sessões por semana de cerca de 50 minutos em grupo.


A quem se destina?

Utentes de Lares, Centros de Dia e outras Instituições vocacionadas ao Cuidado da população Sénior.


Para mais informações sobre este serviço entre em contacto preenchendo o formulário de contacto ou via mail.


Referências:

Hernandez, Q., Barrachina, M., Fernández, I. ... (2016). Mindfulness in the maintenance of cognitive capacities in Alzheimer´s disease: a randomized clinical trial. Journal of Alzheimer´s Disease. 50: 217-32.


Williams, J., Jaroudi, W., Perich, T., Hoscheidt, S., El Hai, M., Moustafa, A. (2018). Mindfulness and meditation: treating cognitive impairement and reducing stress in dementia. Review Neuroscience.

Keller, B., Singh, N., Winton, A. (2014).Mindfulness-Based Cognitive Approach for Seniors (MBCAS): Program Development and Implementation. Mindfulness. 5:453–459.